Coisa curiosa… Lembramo-nos do aniversário de tanta gente, mas às vezes esquecemos a data de aniversários importantes.

Lembra-se de quem é o aniversário de hoje?

Não? Tente lembra-se novamente.

Não. Não é da tia Felícia…

É…

É do Brasil!

Hoje fazemos apenas 513 anos. Para uma nação isso pode ser pouco. Há nações no mundo que já tinham mais de 3 mil anos quando Cabral aqui chegou em 22 de abril. Podemos, pois pensar que estamos na juventude ou até na adolescência.

Nossa “certidão de nascimento”, a carta de Pero Vaz de Caminha, fazia prever um belo futuro para a terra então descoberta.

Esquadra de Cabral

Dizia o nosso primeiro cronista em carta ao Rei: “Esta terra, Senhor, é toda chã e formosa; cheia de grandes arvoredos; vista do mar é muito grande, de muito bons ares. As águas são muitas; e é de tal maneira graciosa que, querendo-a aproveitar, dar-se-á nela tudo. A terra é muito fértil e, em se plantando, tudo dá”.

E precisava Caminha: “A melhor coisa que nela se pode fazer, será salvar esta gente. E esta deve ser a principal semente que Vossa Alteza nela deve lançar”.

Não sem razão, um poeta assim se expressa, séculos depois:

Carta de Pero Vaz de Caminha
“Certidão de Nascimento” do Brasil

Ama, com fé e orgulho, a terra em que nasceste!
Criança! não verás nenhum país como este!
Olha que céu! que mar! que rios! que floresta!
A Natureza, aqui, perpetuamente em festa,
É um seio de mãe a transbordar carinhos.

Por curiosidade, vendo o calendário de comemorações, deparei-me com “dias” como: dia do circo, dia do astronauta, do detento, etc. Pena que, justamente o aniversário de nascimento de nossa Pátria não é comemorado.

Mas, para o coração de Mãe, o aniversário de um filho não é esquecido. Peçamos a Nossa Senhora Aparecida, Padroeira e Rainha do Brasil que a todos nós brasileiros natos ou de coração, nos abençoe e proteja este Brasil. Só assim nossa Pátria trilhará os caminhos de Deus.