Imagem de São Luís Grignion
Vaticano

São Luís Maria Grignion de Montfort, santo que a Igreja comemora em 28 de abril, difundiu na Igreja a escravidão de amor Jesus Cristo, pelas mãos de Maria.

Primogênito de uma família de 18 irmãos, São Luís nasceu em Montfort, França, em 31 de janeiro de 1673.

Desde jovem teve muita devoção à Sagrada Eucaristia e à Santíssima Virgem.

Nossa Senhora da Sabedoria
Imagem esculpida por São Luis Grignion

Fez-se sacerdote em 1700, sempre com muito desejo de ser missionário. O lema de sua vida sacerdotal era: ser escravo de Maria.

Por sua fidelidade à doutrina da Igreja e seu ardente zelo em difundir a devoção a Nossa Senhora, foi perseguido pelos jansenistas e galicanos, chegando, inclusive, a ser proibido de confessar e pregar — ou seja, de exercer plenamente seu ministério acerdotal — em numerosas dioceses.

Recorreu ao papa Clemente XI, do qual recebeu o título de Missionário Apostólico, para continuar sua obra evangelizadora na própria França.

São Luís pregou 200 missões e retiros, sempre exaltando a devoção a Nossa Senhora como sendo o caminho mais rápido e seguro de ir a Jesus.

Fundou a Companhia de Maria, congregação de sacerdotes missionários; as Filhas da Sabedoria, freiras dedicadas à assistência aos doentes nos hospitais e à instrução de meninas pobres; e os Irmãos de São Gabriel, congregação de irmãos leigos voltados para o ensino.

Nossa Senhora Rainha dos Corações

Suas obras “Tratado da verdadeira devoção à Santíssima Virgem”, “O segredo de Maria”, “O segredo admirável do Santo Rosário” são universalmente conhecidas e recomendadas pelo grande bem que fazem às almas.

São Luís morreu em Saint Laurent-sur-Sèvre, em 28 de abril de 1716, aos 43 anos de idade.