Quem teve mais fé: Jesus ou Maria?

Quem teve mais fé: Jesus ou Maria?

A pergunta poderia parecer um tanto irreverente por querer comparar a criatura ao Criador, entretanto ela tem um sentido profundo.

Num primeiro lance pensar-se-ia que Jesus sendo infinitamente superior à Sua Mãe Santíssima

tem em grau infinito todas as virtudes e portanto infinitamente mais do que qualquer um.

Entretanto a Teologia ensina que Jesus em sua vida terrena, tinha em grau infinito todas as virtudes que eram convenientes a Ele ter.

Diz o escritor e teólogo Cônego Campana que “nem todas as virtudes são praticáveis por todos. Assim há virtudes que tendem a liberar o homem do pecado ou das consequências destes, virtudes que somente podem aflorar numa consciência antes maculada pela iniquidade. Claro está, que tais virtudes não se poderiam encontrar nem em Jesus nem em Maria”.

E por que não era conveniente que Jesus tivesse a virtude da fé?

São Tomas, citando um trecho da Carta aos Hebreus, explica que “a fé é o argumento das coisas que não se vêem. Mas para Cristo tudo foi manifesto, conforme lhe disse Pedro: ‘Tu conheces todas as coisas’”. E conclui o Doutor Angélico: “Logo, em Cristo não houve fé”.

A resposta parece surpreendente: Maria teve mais fé.

Mas somente enquanto esteve vivendo entre nós é que a praticou. Hoje, na Glória Eterna em que se encontra, mais do que nunca está unida a Seu Divino Filho não pela Fé mas pelo Amor, pois como disse o Apóstolo: “Quando vier a perfeição, o que é limitado desaparecerá… Agora vemos em espelho e de maneira confusa, mas, depois, veremos face a face. Agora, portanto permanecem fé, esperança, caridade, estas três coisas. A maior delas, porém, é a caridade… A caridade jamais passará”.