SOBRE A MÚSICA NA VIDA DE DOM GIL

…” A minha família é uma familia muito envolvida com música e música sacra. Eu tive um tio, Cezário Mendes, que foi regente da orquestra e do Coro da minha terra natal por 60 anos, e da Banda de Música que acompanha todas as Procissões. Ele foi um grande músico, grande compositor que deixou mais de 500 composições, entre sacras e profanas, a maior parte sacras – Missas antífonas, ladainhas, cantos, hinos, etc. Ele marcou muito a nossa família com essa vocação e essa competência musical. Depois vários outros membros da família são músicos, tanto da parte de instrumentos de sopro quanto de cordas; então desde criança que eu vivo num ambiente musical e muito religioso ao mesmo tempo, porque com a família muito Católica e eu sempre tive muito gosto pela música. Cheguei no seminário, logo fui participar do Coro, também toquei um pouco de harmônio, procurava sempre estar ligado à música. Quando este meu tio faleceu, ele era violoncelista, o violoncelo dele ficou parado alguns anos, e eu então me ofereci para estudar violoncelo pra não deixar o instrumento perder e a memória dele como violoncelista desaparecer. Dados os trabalhos pastorais não pude continuar os estudo musical, eram muitas as exigências. Ele mesmo dizia que a música é manhosa, se ela não toma conta de nós, não tomamos conta dela. Conclusão: tive de optar pelo estudo do violoncelo ou o cuidado Pastoral. Como eu tinha cinco funções na Diocese… eu tive de dar preferência, é claro, para a função sacerdotal.

SOBRE A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA NA EVANGELIZAÇÃO

Para mim a música é a linguagem artística mais perfeita. Ela é uma arte espiritual, vamos dizer assim. A escultura, a pintura, a arquitetura são materiais enquanto que a música é imaterial e portanto é a que mais fala ao espírito e a que mais desperta sentimentos nobres e santos. Assim como ela pode também ser mal utilizada e levar a pessoa a ter comportamentos inadequados. Ela bem utilizada pode nos evangelizar, nos aproximar de Deus. Por isso a Igreja sempre valorizou a música cantada ou instrumental. Nós sabemos o valor do Gregoriano, não é? Uníssono, atemporal, uma expressão da alma humana pela Rainha das Artes, que é a música. Mas também a Igreja, aos poucos foi descobrindo o valor da música instrumental, as orquestras, as cordas, as flautas, as madeiras, os metais etc. Tudo isso pode ajudar a alma humana a se enlevar e elevar. É um instrumento fabuloso de evangelização. A música muda o ambiente muda o comportamento conforme a modalidade da música temos uma reação das pessoas para melhor ou pior, acalma-se ou excita-se. Utilizando-a em favor do Evangelho, criamos um ambiente propício para que a graça de Deus penetre no coração da pessoa. Às vezes nem precisa da palavra, a própria música em si tem o poder de evangelizar, mesmo quando as pessoas não entendam tudo, é um poder espiritual, a música fala por si. É claro que a parte racional, intelectual é importante para a evangelização a catequização mas para ter-se condição de rezar nem é preciso o uso palavras, a própria música desperta (a condição). É um valor que a Igreja nunca vai renunciar, pelo contrário, ela vai sempre querer aproveitar e purificar. O Papa Pio X, em sua encíclica “Divino Aflatu” nos explica muito bem o valor da música; ele renovou a música litúrgica da Igreja. A Igreja crê no poder da música. Esta arte está presente até no Céu: os Anjos cantam diante de Deus, Sua Glória é cantada, é portanto algo celestial que está na Terra, precisamos evangelizar através dela.

SOBRE O PROJETO FUTURO E VIDA

Eu acho que o Projeto Futuro e Vida é um Projeto muito bem feito porque ele não aborda apenas o aspecto religioso, ele aborda o desenvolvimento integral da pessoa. E tem que ser assim porque Deus não nos fez em partes mas de forma integral. O projeto educa para as boas maneiras, ele trata da parte da saúde, portanto tem o seu efeito físico, e ademais evangeliza. Ele me parece ser uma grande colaboração à sociedade, às autoridades, porque ele permite que a pessoa se desenvolva de forma integral e não parcial. O grande problema de hoje nas escolas é que são sectárias, não no sentido religioso, mas no sentido pedagógico. Infelizmente muitas escolas, não todas, claro, nós temos escolas muito boas, escolas católicas e mesmo outras de outros grupos que procuram dar a formação integral, mas muitas escolas, inclusive públicas, não conseguem fazer a formação integral, elas ensinam matérias mas não formam a pessoa. A pessoa sai da escola sabendo alguma coisa mas não sabendo viver, não tendo a formação integral. E é isso que falta à sociedade de hoje e que o Projeto Futuro e Vida permite sanar com essa formação integral. Eu penso que as autoridades civis poderiam aproveitar muito mais essa oferta em favor da formação integral da pessoa humana porque é o que todo mundo quer: que as nossas crianças e jovens sejam bem formados, protegidos contra o mal e possam encontrar o caminho do bem.

SOBE O PAPEL DO BELO NA VIDA HUMANA

Nós temos investido em cultura, inclusive exposição de arte Sacra, concertos etc porque é uma maneira de as pessoas serem agraciadas com aquilo que Deus já fez de antemão: Deus fez todas as coisas belas. Está escrito na Sagrada Escritura: “Deus viu que tudo era bom…” A palavra – bom – na Sagrada Escritura não é só bom no sentido de útil, é bom porque é belo, é belo porque é bom, porque é útil e faz bem. Ele não só resolve um problema de necessidade mas Ele faz bem integralmente. Então a arte faz bem. Eu acho que as pessoas tem de valorizar sim. Muitas vezes se promovem muitas coisas na Igreja e na sociedade na linha do bem através das artes e agente vê que o grupo que valoriza não é a totalidade da população, às vezes não compreendem o valor daquilo, então penso que deveriam valorizar. Mesmo dentro da Igreja muitos dos nossos fiéis devem estar descobrindo este segredo, o segredo da arte Sacra, da música Sacra, enfim o segredo do belo. Porque o belo não é outra coisa senão o reflexo da beleza divina. Deus é que é O Belo. Deus é que é A Maravilha. E tudo o que nós fazemos de belo e maravilhoso são reflexos da beleza de Deus. Então nós deveríamos estar sempre encantados,. O encantamento tira a dor, tira sofrimento, tira maledicência tira tudo o que é mal, quando se está encantado com uma coisa, vê-se só coisas boas. No Céu estaremos num encantamento, encantamento de Deus… precisamos trazer isto à Terra. O segredo do Evangelho que Nosso Senhor veio nos ensinar é que nós já podemos ter na Terra aquilo que vamos viver plenamente no Céu, claro que aqui só teremos limitadamente, mas plenamente no Céu. O Segredo da vida humana é descobrir aquilo que há no Céu e que nós já podemos viver na Terra. E aí nós antecipamos, o que , aliás, já demonstra o Livro do Apocalípse: esta realidade que nós já começamos a viver aqui. O encantamento do Céu, em que nós viveremos a eternidade inteira encantados com a beleza de Deus e que vai nos dar condição não ter nada que nos atrapalhe, nos diminua e por isso o pecado não tem lugar no Céu, pois o pecado é o que nos degenera. Esse encantamento Celeste nós podemos ter na Terra através do Belo, das coisas belas, do admirável… e aí vem a música Sacra que eu considero a Rainha da beleza de todas as artes.