A palavra “curso” parece destoar daquela outra que faz a alegria de muitos jovens: “férias”. Como podem conviver juntas e tão harmonicamente dentro do ambiente dos Arautos do Evangelho?
Porque os jovens Arautos correm com tanta alegria para o já tradicional “Curso de Férias”?

Missa celebrada na Igreja de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

A resposta é simples e vamos encontrá-la no Livro do Eclesiástico, e vale para todas as gerações e em todas as épocas: a Sabedoria é para estar sempre no coração do homem pois “quem me come terá ainda mais fome e quem me bebe terá ainda mais sede”.

Não se trata de um simples curso, (que já seria tão salutar), de ciências humanas, exatas ou biológicas mas um curso sobre a Ciência Divina, ou seja a Doutrina Católica.

Sim, aquela doutrina tão atraente que São Paulo diz querer pregar aos Anjos tal é a sua força e beleza.

Arautos de Juiz de Fora

É o ensinamento de Jesus Cristo, colocado em teatros, músicas, debates e animadas conferências. Daí a facilidade com que os participantes a compreendem e a alegria se torna a nota dominante pois que bebem e comem e têm ainda mais sede e fome!

Quem idealizou tal maravilha? O Monsenhor João Clá Dias, Fundador dos Arautos do Evangelho. Ardoroso devoto de São João Bosco, aplicou para os Arautos mais jovens os valiosos conselhos deste santo, que caracteriza as férias como “perigoso furacão para as almas.”

Apostando, como sempre, nos jovens, Monsenhor João Clá, lançou o desafio: Que os jovens atraiam para Igreja outros jovens!Todos se sentiram animados e o apelo foi correspondido: nasceu o Curso de Férias.
Nestas férias o Curso versou sobre o tema “Conselhos Evangélicos”. Mostrou como estes diferem dos preceitos pois que visam a perfeição do estado de vida religioso e somente alguns são convidados a vivê-la. São eles: a Pobreza, a Castidade e a Obediência. A súmula da teoria dos Preceitos encontra-se colocada de modo absolutamente vivo e atraente na passagem do Moço Rico do Evangelho. Este, aproximando-se de Nosso Senhor perguntou: “Bom Mestre, o que devo fazer para alcançar o Céu? e Jesus respondeu: “Cumpra os Mandamentos.”

Apresentação musical

Aí está a formula da salvação eterna para todos os homens, o cumprimento dos Mandamentos da Lei de Deus, são os preceitos.

Mas para aquele homem a quem Jesus olhou com amor e que já os cumpria desde a infância era pedido uma passo a mais: “Mas se queres ser perfeito, vende tudo o que tens, dá aos pobres e siga-me…” Era o chamamento à perfeição, este mesmo chamado se dá e se dará até o fim dos tempos para aqueles que têm uma vocação religiosa, são os Conselhos Evangèlicos.